segunda-feira, 15 de maio de 2017

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA INTENSIFICA TRABALHOS DE COMBATE À LEISHMANIOSE


As equipes da Vigilância Epidemiológica, juntamente com outros setores da Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, estão realizando um trabalho intensivo e diferenciado de visitação aos domicílios do bairro do Diogo, para esclarecimentos e ações de combate a Leishmaniose.

Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica, João Andreza, houve uma ocorrência de Calazar no bairro, em que uma criança contraiu, mas foi devidamente medicada, acompanhada e está fora de risco, mas o fato acelera os cuidados do poder público e da sociedade, tendo em vista que se trata de um problema de saúde pública preocupante pelos altos índices de Leishmaniose Visceral em Pedreiras.

Após reunião com a secretária de Saúde, Karen Cynhtia, e toda a equipe da Estratégia Saúde da Família no bairro, ficou definido um esforço conjunto para informar, reeducar a população quanto aos cuidados necessários e prevenir. Segundo Andreza, há criadores de porcos no Bairro do Diogo, o que é proibido por Lei Federal; e de galinhas, que são criadas de forma inadequada, sem os cuidados higiênicos necessários, assim, colocando a sociedade em risco.

“Temos hoje uma boa estrutura, mas estamos melhorando mais. São 16 agentes Comunitários de Endemias, 3 supervisores, 6 da equipe de Leishmaniose, 1 enfermeira, 1 coordenador de campo e outros profissionais de apoio. Temos três equipes e um carro examinando cães, e antes eram em média 40 casos por mês, hoje estamos examinando mais de 190 cães mensalmente desde janeiro, a estrutura, portanto está melhor, e as ações também mais eficazes. O veículo que pedimos para fazer esse trabalho já foi entregue para a equipe. Então estamos desenvolvendo um bom trabalho, mas sabemos que temos que melhorar e estamos trabalhando para isso”, disse o coordenador João Andreza.





Nenhum comentário:

Postar um comentário