segunda-feira, 15 de maio de 2017

PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA É DISCUTIDA NO II WORKSHOP DA SEPLAN




O desafio de profissionalizar a gestão. Nesse sentido, a Prefeitura de Pedreiras está investindo em capacitação continuada, e neste sábado (13/05), foi realizado o II Workshop da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), no auditório da Faculdade de Educação São Francisco (FAESF), em que foram abordadas as ferramentas de gerenciamento administrativo.

Na abertura o prefeito Antônio França falou da importância da capacitação do servidor para profissionalizar a gestão pública, e cobrou empenho dos presentes, no sentido de valorizar as oportunidades de formação continuada que a prefeitura está proporcionando, afirmando que o funcionário bem preparado atende melhor à população e se valoriza mais no mercado de trabalho.

O secretário de Planejamento, Habni Carvalho, que fez uma palestra motivacional inicialmente, disse que estas ferramentas de gerenciamento que estão no II Workshop são complementos do primeiro, realizado em fevereiro. Naquela oportunidade foi trabalhada a análise de SWOT, e neste o PDCA, e afirmou que outros acontecerão complementando-se. “Nosso objetivo é transformar os Workshops em escolas de gestão. Vamos inovar com maneiras e métodos científicos para resolver os problemas da sociedade e atender melhor ao cidadão pedreirense”, disse.

O professor e consultor Alainy Leitão, fez a palestra central sobre o PDCA. Para ele, o prefeito Antônio França, ao profissionalizar a gestão deixará um legado muito grande para Pedreiras. “Além das ações e obras, o maior legado que o governo vai deixar é a cultura da gestão profissionalizada, que favorece uma melhor prestação de serviços ao cidadão. O colaborador público precisa estar preparado para atender a demanda do povo de forma profissional”, afirmou o palestrante.

O servidor Patrick Tailã, da equipe da SEPLAN, proferiu ainda a palestra “Uma gestão à vista e seus desdobramentos”, qualificando o cotidiano das ações de acompanhamento de projetos da instituição.

O segundo Workshop da SEPLAN foi marcado pelo aumento considerável de inscritos, e pela abertura da capacitação a todos os servidores do executivo municipal, tendo em vista que no primeiro, apenas secretários, assessores e diretores participaram.

PDCA
O ciclo PDCA é assim chamado devido ao nome em inglês de cada uma das etapas que o compõem: P: do verbo “Plan”, ou planejar; D: do verbo “Do”, fazer ou executar; C: do verbo “Check”, checar, analisar ou verificar; A: do verbo “Action”, agir de forma a corrigir eventuais erros ou falhas.

A metodologia PDCA é largamente utilizada por corporações que desejam melhorar seu nível de gestão através do controle eficiente de processos e atividades internas e externas, padronizando informações e minimizando as chances de erros na tomada de decisões importantes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário