sábado, 10 de junho de 2017

ENFERMEIROS DE PEDREIRAS E SECRETARIA DE ESTADO DA SÁUDE FAZEM REUNIÃO PARA TRATAR DE “TESTE DO PEZINHO”


O “Teste do Pezinho” nas Unidades Básicas de Saúde de Pedreiras. A assunto foi a pauta da reunião do administrador do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente da Secretaria do Estado de Saúde, Nestor Fonseca, e da coordenadora Estadual do Programa de Triagem Neonatal do Maranhão, com os enfermeiros do quadro da Secretaria Municipal de Saúde, nesta sexta-feira (09/06), no Centro Administrativo de Pedreiras.

Os profissionais estão realizando reuniões em diversas cidades do Estado, com para averiguar como está a situação das Unidades Básicas de Saúde com relação ao desempenho do "teste do pezinho" que é um exame feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê, e permite identificar doenças como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, hiperplasia adrenal congênita, deficiência da biotinidase, fibrose cística e hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue).

Para os profissionais envolvidos, é importante fazer o Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos, uma vez que as doenças identificadas pelo exame não apresentam sintomas ao nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem levar à deficiência intelectual e causar sérios prejuízos para a qualidade de vida da criança.


Ana Maria, coordenadora do Programa de Triagem Neonatal do Maranhão falou dos objetivos da reunião. "Estamos trabalhando em todo o Estado com a questão do teste do pezinho, o tempo que esse exame deve ser feito, pois o ideal é a mãe levar seu bebê ao posto de coleta no terceiro o quinto dia de nascimento, mas muitas delas deixam para levar depois de 30 dias e isso não é bom! Pois é importante que essas crianças passem por esse exame para evitar ou diagnosticar a tempo algumas doenças. Portanto, estamos trabalhando a sensibilização desses profissionais coletores e de todos envolvidos, hoje estamos fazendo um levantamento de todas as crianças de Pedreiras que fizeram o teste e estamos orientando os profissionais de saúde como deve ser feito o transporte, a secagem do teste e o envio rápido", explicou.





Nenhum comentário:

Postar um comentário