quinta-feira, 1 de junho de 2017

ESCUTAS TERRITORIAIS EM PEDREIRAS DEFINE PROPOSTAS PARA O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DO GOVERNO DO ESTADO


Foi realizado na manhã desta quarta-feira (31/05) na Câmara Municipal de Pedreiras as escutas territoriais do Orçamento Participativo para o ano de 2018. Uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento em parceria com a Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Planejamento.

O Orçamento Participativo é um instrumento de democracia que permite ao cidadão debater assuntos sobre o território em que mora. A população escolhe quais as obras mais importantes a serem realizadas a cada ano. E com esse sentimento colaborativo o Governo do Maranhão convoca toda a sociedade a participar do orçamento estadual, debatendo, discutindo e definindo as prioridades de cada território.

Participaram do encontro, o vereador e líder do governo na Câmara Municipal, Filemon Neto; o vereador Elcinho; estudantes da escola Municipal Zeca Branco; Francisco Gonçalves, secretário de estado dos Direitos Humanos e Participação Popular; Mávio Rocha, superintendente de Articulação Política do Médio Mearim; Marta Lima, representante do Sindicato dos Servidores Públicos de Lima Campos, representando a sociedade civil; representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pedreiras (STTR); secretários, assessores e servidores da Prefeitura de Pedreiras; Antônio Magno (Pelezinho), conselheiro tutelar; professores; Ana Roberta, presidente do Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Pedreiras (SINDESEP) entre outras pessoas.

As palestras foram proferidas por Claudio Braga, supervisor de Monitoramento e Avaliação; e Creuzamar de Pinho, secretária adjunta do Estado de Direitos Humanos, que explicaram sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA); Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); Plano Plurianual (PPA) entre outros assuntos relacionados a escuta territorial.

Após a palestra, foram entregues aos participantes 48 propostas para a escuta do Orçamento Participativo, e cada pessoa tinha o direito de escolher três opções prioritárias.

Durante a participação popular foram escolhidas seis propostas sendo elas: 1 (Investimento em Infraestrutura, como estradas, saneamento básico, energia elétrica, água de consumo e segunda água para a produção, implementos agrícolas à produção e beneficiamento); proposta 9 (Construção de um Centro Socioeducativo para crianças, adolescentes e jovens, que possibilite atividades de educação profissional, geração de renda, cultura e lazer); proposta 22 (Implantar centro de educação profissional integrada aos níveis e modalidades de Ensino Fundamental, Médio e Superior no território campo e cidade, enfatizando a pedagogia da alternância);  proposta 25 (Construção do Centro de Estudos Superiores de Pedreiras – CESPE/UEMA, com reestruturação e diversificação dos cursos de graduação); proposta 27 (Melhoria da infraestrutura física das escolas contemplando mobília, equipamentos, climatização, construção de quadras, auditórios, bibliotecas e outros); proposta 34 (Construção de aterro sanitário regional com 03 unidades de processamento de unidades de conservação ambiental).

As seis propostas escolhidas tiveram seus defensores para que todos chegassem a um acordo, tendo em vista que apenas três opções poderiam ser escolhidas como prioridade. Antônia Ferreira, representante da sociedade civil, defendeu a proposta 1; Antônio Magno (Pelezinho), conselheiro tutelar, defendeu a proposta 9; Ernesto Basílio, assessor especial de Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Pedreiras defendeu as propostas 22 e 25; Nazeldo Ferreira, professor, defendeu a proposta 27; João Pedreira, presidente do conselho de meio ambiente e José Fernandes, assessor ambiental, defenderam a proposta 34.

Ao final, todos entraram em acordo e foram escolhidas as propostas de número 01 com 37 votos; proposta 09 com 38 votos e proposta 25 com 44 votos.


Essa foi a segunda da Escuta Territorial, onde a população deu sugestões para o orçamento estadual com base no Plano Plurianual 2016/2019, o próximo passo será a disponibilização dessas três propostas na Plataforma Digital Participativa MA (www.participa.ma.gov.br), na qual dentre três opções escolhidas na escuta territorial apenas um poderá ser escolhida pela sociedade do Médio Mearim, as votações serão iniciadas no dia 05 de julho, a quarta etapa chama-se “Devolutiva” e tem o objetivo de apresentar oficialmente à população todas as propostas escolhidas por cada território.




Nenhum comentário:

Postar um comentário