quarta-feira, 14 de junho de 2017

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO APLICA TESTES DO PROJETO “AVALIA PEDREIRAS”


Um importante passo para avanços da educação foi dado no último sábado (10/06), através da aplicação dos testes do projeto “Avalia Pedreiras”, pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Foram aplicados testes de Leitura com os alunos do 4º ano, e de Língua Portuguesa e Matemática com alunos de 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Aplicados por amostragem, os testes alcançaram mais de 200 alunos dos estabelecimentos de ensino da sede do Município. A aplicação das provas aconteceu em três unidades polos, nas escolas Carlos Martins, Zeca Branco e Manoel Trindade.

A secretária Municipal de Educação, Conceição Cunha, esteve acompanhando nos polos a aplicação dos testes, e segundo ela, os resultados servirão de parâmetro para diagnóstico das dificuldades enfrentadas no desenvolvimento da leitura, escrita e cálculo matemático a serem trabalhadas pela equipe da SEMED.


Os testes foram aplicados pela equipe da Educação e acadêmicos do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação São Francisco (FAESF). 








Um comentário:

  1. entre 1992 e 1994, outro projeto de avaliação vinha sendo desenvolvido, através de amostragem, nas escolas estaduais do estado de São Paulo, como uma verdadeira pesquisa avaliativa: o Projeto de Avaliação de Impacto do Ciclo Básico e da Jornada Única na Área Metropolitana de São Paulo. A equipe de pesquisa fez um estudo longitudinal de acompanhamento de um mesmo segmento de crianças, durante três anos, com o objetivo complexo de analisar mudanças de aprendizagem e de características cognitivas ao longo do tempo.
    Enviado do São Paulo – a partir de 1995, foi instituído no estado, como parte de um programa para a educação pública, o SARESP – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar no Estado de São Paulo –, que se realiza até hoje e abrange séries sucessivas, com questionários informativos e o estabelecimento das equalizações necessárias, ano a ano, para obter-se comparabilidade.

    ResponderExcluir