quinta-feira, 6 de julho de 2017

PRESIDENTE DA FUP PRESTA CONTA DAS AÇÕES DA CULTURA EM SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL


Prestar contas das ações de sua pasta para a sociedade. Assim a presidente da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo (FUP), a historiadora e militante dos movimentos sociais, Francinete Braga, compareceu à sessão da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (06/07), e fez um demonstrativo dos seis meses de trabalho e das muitas ações em favor das manifestações culturais diversas do nosso Município.

A gestora iniciou apresentando a criação da FUP, que se deu através da Lei 1074, de 20 de dezembro de 1997.  Em seguida explanou sobre o organograma da instituição e todas as atividades realizadas até o momento. Falou das parcerias com vários órgãos, dentre os quais a APAC; as secretarias Municipais de Educação, de Meio Ambiente, de Juventude, de Esportes; Câmara de Vereadores; Santuário Paróquia de São Benedito; Bar do Índio (ponto conhecido por sua agenda cultural); do diálogo aberto com todas as classes e movimentos, como os roqueiros, skatistas, rappers, parkour.

Um dos pontos abordados, foi a forma com a gestora recebeu a pasta, em que ela declarou aos vereadores que encontrou a FUP sem credibilidade, sem respeito e também inadimplente, e se dedicou a recuperar esses pontos negativos e positivar sua atuação.

Na audiência, a presidente falou das homenagens a fazedores de cultura pedreirenses, em reconhecimento ao que cada um fez e faz em favor desta nobre causa, como Luis Charles (Festival de Marchinhas), Brandinho (Festival de Música Pau & Cordas), Dona Paizinha (Arraiá do Povo), e ainda solicitou aos parlamentares que concedam o título de cidadã Pedreirense à senhora Maria da Paz (Paizinha).                       

Desde o primeiro momento de sua gestão na FUP, muitos trabalhos já foram realizados, resgatando, produzindo e apresentando a cultura do nosso povo, sempre incentivando os movimentos e executando projetos inovadores como a festa de Reis; a reabertura da Escola de música Municipal João Menezes, com aulas de violão e canto, além de aulas com instrumentos de sopro.   
                    
Vários projetos, que estão sob análise como Mestres e Mestras de Cultura;a comemoração aos 84 anos de João do Vale, como parte da semana Municipal de Cultura em outubro; o projeto Biblioteca Viva, e da parceria com os bancos de Pedreiras para implantação da biblioteca itinerante, um incentivo à leitura e que irá expandir para os bairros e comunidades rurais; anunciou para outubro o projeto Cinema nas Comunidades, e outros também foram explanados na sessão.  
                    
No próximo dia 14 de julho, a FUP realizará o V Fórum Municipal de Cultura e eleição do Conselho Municipal de Politicas Publicas Culturais, e na oportunidade, a presidente fez um convite aos vereadores a participarem deste evento, importante para o município. 

Foram apresentadas todas as ações realizadas de janeiro a junho, destacando o Carnaval, as Festas Juninas, as festividades dos 97 anos de Pedreiras, dentre outras realizações da Fundação, envolvendo artistas, movimentos culturais e toda a sociedade pedreirense, da sede e da zona rural; a presidente apresentou ainda o calendário semestral de julho a dezembro deste ano, com as ações que serão desenvolvidas na área cultural.     
                                         
Francinete Braga falou da intenção de realizar o projeto Parque Pedra Grande, recebendo o apoio, de maneira especial, do vereador Filemon Neto, que se colocou à disposição para contribuir na parte de demarcação do terreno.  A gestora finalizou sua explanação apresentando a equipe da FUP presente: Eliseu Baroni, Francisca Silva, Celina de Carvalho, Lua Castro, Josivan Pereira e Álvaro Pacheco.  Fez um especial agradecimento ao à confiança e à autonomia dadas pelo prefeito Antônio França, e justificou que as despesas com a cultura, “não são gastos são investimentos e valorização da pessoa humana”, afirmou.      
                 
Reconhecimento
Os vereadores parabenizaram a equipe da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo, pelos trabalhos prestados à sociedade e pela valorização dos artistas, fazedores de cultura e das artes de maneira geral. E na oportunidade, os vereadores Jossival e Gard Furtado fizeram requerimento de Moção de Congratulações e Aplausos pelos trabalhos prestados.

A explanação recebeu muitos elogios pelos vereadores presentes, numa sessão presidida pela vereadora Ceiça, juntamente com os Vereadores Didi Motos e Totinho Sampaio, com o quórum formado pelos parlamentares Elcinho, Gard Furtado, Adonias Quineiro, Zé Renato, Zezinho do Amor e Filemon Neto.     


De forma objetiva e transparente, a Prefeitura de Pedreiras, está demonstrando a população seu trabalho e o compromisso de fazer uma administração que desenvolva o nosso Município em todos os setores de atuação do poder público. Aa áreas de cultura e o turismo apresentaram suas ações e projetos, além do planejamento para continuar atuando na valorização do fazer cultural da “Terra de João do Vale”.       







     

Nenhum comentário:

Postar um comentário