segunda-feira, 3 de julho de 2017

REUNIÃO SOBRE COLETA DE LIXO NA ZONA RURAL


Coleta de lixo nas comunidades da zona rural. O assunto foi tratado na manhã desta segunda-feira, numa reunião envolvendo a Prefeitura de Pedreiras e a empresa Brasil Construções, que é reponsável pela limpeza pública no município.

O prefeito Antonio França, o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Francisco Flávio (Cacimbão); o assessor Especial de Consultoria Executiva, Alexandre Assaiante e os representantes da empresa acertaram alguns pontos sobre a coleta de lixo, que inicialmente seguirá em duas rotas: uma da sede até Alto de Areia e Marianópolis, e outra até Sítio Novo, beneficiando as comunidades dos percursos. O cronograma está sendo acertado para o início das atividades, que posteriormente deverão ser ampliadas, de forma a atender um número maior de povoados. 

Um comentário:

  1. Quem vive no espaço urbano pode ter a falsa impressão de que no meio rural, que concentra apenas cerca de 19 % da população1, o problema do lixo é insignificante. Como veremos a seguir, os resíduos da produção vegetal e animal podem gerar uma quantidade de lixo muito significativa. Todavia, parte considerável do problema pode virar solução no dia-a-dia da propriedade.

    Dados do IBGE2 mostram que o trabalho de coleta de lixo na área rural ainda é insuficiente, atingindo apenas 20% dos domicílios brasileiros. E ntre as famílias residentes nas áreas rurais, 60,6% não contam com serviços de abastecimento de água e cerca de 80% informam não dispor de serviços de coleta de lixo. No início dessa década 52,5% do lixo do meio rural era enterrado ou queimado. A realidade mostra que o lixo rural tem coleta cara e difícil o que leva os agricultores a optarem por enterrá-lo ou queimá-lo.

    O que se encontra no lixo rural

    O lixo pode ter composição extremamente variada, dependendo basicamente da natureza de sua fonte produtora. Além de suas origens, o lixo também varia qualitativa e quantitativamente com as estações do ano, com as condições climáticas, com os hábitos e o padrão de vida da população. Em suma, podemos dizer que “os resíduos sólidos representam o fiel retrato da sociedade que os geram”, e quando expostos nas vias públicas ou nas propriedades rurais, mostram o nível de competência das pessoas ou empresas responsáveis por sua administração. Um aspecto interessante é que nas propriedades orgânicas que recebem um selo de certificação, uma disposição inadequada do lixo pode causar a perda do credenciamento junto à entidade certificadora.
    Além de todos os tipos de lixo normal, que incluem a matéria orgânica do dia-a-dia, restos de alimentos, o material reciclável (vidros, latas, papel e plásticos), entre outros mais comuns, alguns tipos não despertam cuidados e podem causar sérios danos ao ambiente da propriedade, por conter elementos químicos na forma iônica que são absorvidos e acumulados pelo organismo. São elementos presentes nas pilhas e baterias, que lança níquel e cádmio no ambiente; nas lâmpadas que possuem mercúrio, um metal pesado e tóxico que pode contaminar solos e a água; nas pastilhas e lonas de freios, que contêm amianto e se acumula nos pulmões; nos adubos químicos, que são ricos em fósforo; nas embalagens de agrotóxicos e produtos veterinários, além de dejetos de animais com especial atenção para suínos e aves.

    Embalagens de agrotóxicos: recolhimento virou lei

    O Brasil ainda é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo. A preocupação com o descarte inapropriado das embalagens levou o governo a criar uma lei3 que estabelece normas para recolhimento das embalagens, envolvendo não só o usuário, mas também o fabricante.

    ResponderExcluir