sexta-feira, 7 de julho de 2017

SECRETARIA DE AGRICULTURA TEM REUNIÃO COM BANCO E SINDICATOS PARA TRATAR DE RENEGOCIAÇÃO DOS PRODUTORES


O trabalhador rural conseguiu com muito sacrifício um crédito numa instituição financeira para tocar seu pequeno negócio na agricultura e garantir o seu ganha-pão para o sustento de sua família. Na hora de quitar seu débito, as condições não davam e assim o trabalhador ficou inadimplente.

Para garantir, assegurar e apoiar os direitos dos produtores rurais em debito, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, juntamente com os sindicatos e associações que atuam nesta área e o Banco do Nordeste, discutiram nesta sexta-feira (07/07) as formas de negociação das dívidas dos agricultores.

Rui Junior gerente executivo do Banco do Nordeste argumentou que a Lei  13.340, está em vigor, visando a recuperação de créditos, bem como investimentos dos agricultores desta região.

 “O programa de Revitalização da Agricultura Familiar, tem por finalidade regularizar os débitos dos agricultores junto ao Banco do Nordeste. Em Pedreiras, temos em torno de três mil pessoas com dívidas no banco e por isso estão impedidas de fazer novos contratos de empréstimos para a agricultura familiar, isso faz com que a região fique mais pobre, com essa proposta, essas pessoas podem ter até 95% de desconto e isso irá melhorar a produção agrícola e pecuária de Pedreiras”, esclareceu o agrônomo Celso Furtado.

José Wilson (Fifa), secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, falou sobre a próxima etapa da reunião. “Após esse encontro, teremos reuniões nas comunidades rurais para falar mais sobre esse benefício, levando esse conhecimento a um número maior de pessoas, dando apoio e incentivo a essese agricultores”, finalizou o secretário.

Renegociação
De acordo com a Lei 13.340, sancionada pelo governo Federal em 28 de setembro de 2016, que autoriza a liquidação e a renegociação de dívidas de crédito, os agricultores rurais são beneficiados com descontos que facilitam a negociação de dívidas. Os débitos poderão ser quitados ou renegociados com descontos até 29 de dezembro de 2017, onde serão contemplados dívidas contraídas por produtores das regiões abrangidas pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e Superintendência de desenvolvimento da Amazônia (Sudam).


Os descontos serão aplicados por cinco faixas de valores da dívida atualizada segundo os montantes originais, que variam de R$ 15 mil a mais de R$ 500 mil reais. Para quem contraiu dívida com o Banco do Nordeste, os descontos variam de 15% a 95% por cento, já para quem deve ao Banco da Amazônia, o percentual é de 10% a 85% por cento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário