sábado, 23 de setembro de 2017

AMIGOS PROMOVEM JANTAR EM HOMENAGEM A LORINHA ASSAIANTE E ARRECADAM DONATIVOS PARA CASA DE APOIO


O nome Lorinha Assaiante sempre foi ligado às causas nobres da vida do povo pedreirense. Uma mulher batalhadora, generosa; ícone na luta contra o câncer, virou símbolo de filantropia, ao criar, em 2005, a Associação Renascer Amigos da Vida (ARAV), que hoje é presidida pelo seu filho Marcus Alexandre Marinho Assaiante.

Para homenageá-la, a Prefeitura de Pedreiras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a ARAV, realizou um jantar com amigos e familiares de Lorinha Assaiante, nesta sexta-feira (22/09), com o objetivo arrecadar donativos para a Casa de Apoio que leva seu novo, e que brevemente será inaugurado em São Luis.

Com a presença de amigos, em clima de confraternização e harmonia, a homenagem apresentou as suas memórias, música instrumental ao vivo, com o saxofonista Hélio Marinho, e conseguiu unir diversão, solidariedade e homenagens num mesmo espaço.

O encontro foi promovido pelo Departamento de Projetos Sociais e Comunitários da Secretaria Municipal de Assistência Social, através da diretora Elisângela Calheiro. A assessora de Comunicação, Katyane Leite, foi a mestre de cerimônia, apresentando a biografia da homenageada e o pronunciamento dos presentes sobre as ações desta mulher pedreirense forte e guerreira.

Alexandre Assaiante, filho da homenageada e atual presidente da ARAV, falou da emoção do encontro. “A primeira palavra diante de uma situação como essa é agradecimento. Agradecimento a Deus por ter me dado essa mãe maravilhosa; ao prefeito Antônio França por não ter medido esforços para realizar esse sonho, e principalmente por estar ajudando a população de Pedreiras, que tanto precisa; a secretária da Assistência Social pelo apoio em todas as horas. A Casa de Apoio era um sonho que minha mãe sempre teve, que ela buscou realizar junto a outras administrações, infelizmente não conseguiu, mas hoje estamos realizando, porque tudo é no tempo de Deus, e logo estaremos com este projeto atendendo a população pedreirense em São Luis. Precisamos ser guerreiros, porque tem muita gente precisando da nossa ajuda”, finalizou Alexandre.

Vários donativos foram arrecadados, mas os organizadores afirmam que continua a campanha de doação. Alimentos, móveis e utensílios domésticos poderão ser doados, entregues na Secretaria Municipal de Assistência Social, na Rua Geremias Caldeiras, 98, próximo à Praça do jardim. Serão doados à Casa de Apoio Lorinha Assaiante, uma casa no estilo pensão, que receberá pedreirenses em tratamento de saúde na capital maranhense, com hospedagem sem nenhum custo, bem como os devidos encaminhamentos a médicos.

Estiveram presentes, a primeira-dama Alexsandra Saturnino; a secretária de Assistência Social, Socorro Rios; assessora de Comunicação, Katyane Leite; vereador Zezinho do Amor; o esposo (viúvo) de Lorinha, Marco Assaiante, familiares e amigos.
 Alexandre Assaiante










 Marco Assaiante


















BIOGRAFIA DE LORINHA ASSAIANTE – UMA VIDA DE LUTAS E VITÓRIAS

Maria Francisca Marinho Assaiante nasceu no dia 04 de abril de 1960, na Cidade de Pedreiras – MA. Ela, filha de Pedro Calheiro de Marinho e Maria Salete Dantas Marinho, era dona de cachinhos dourados que, por doçura do destino, lhe renderam o carinhoso nome de LORINHA.
Desde muito nova trabalhou e ajudou no sustento da família. Na vida fez tudo, vendeu arroz no comércio do seu pai, foi professora de matemática na cidade de Capinzal do Norte, escriturária na antiga Mesa de Renda e, por fim, trabalhou no colégio Corrêa de Araújo onde ficou por muito tempo, exercendo, uma paixão, as funções de professora e, depois, de secretária. Entre os anos de 2001 e 2004 exerceu, também, a Coordenação da Educação Infantil do Município de Pedreiras.
No ano de 1989, casou-se com Marco Assaiante, que entrou em sua vida para ensinar-lhe o verdadeiro sentido do amor, companheirismo e união. Lorinha teve três filhos: Anésio Paiva (in memoriam), Marco Rodrigo Assaiante de Marcus Alexandre Marinho Assaiante.
No ano de 1990, seu filho mais velho descobriu um câncer e, como uma guerreira, Lorinha partiu para a batalha, junto de seu precioso combatente. A partir de então, essa grandiosa mulher buscou em cada recôndito de luz uma cura para seu primogênito. Foram inúmeras viagens à Teresina para a realização do tratamento de Paivinha, forma carinhosa com que era chamado. Qualquer coisa que lhe dissessem que poderia curá-lo fora usado em benefício deste, no entanto, no dia 5 de setembro do mesmo ano, Paivinha tivera seu descanso decretado pelo Pai Celestial e partiu desta para outra vida.
Lorinha, sempre forte, venceu a dor de perder um filho e sorriu para a vida novamente. Apoiada por pessoas queridas, buscou motivos para permanecer temente a Deus e satisfeita com a vida que Ele havia lhe dado.
Ela era uma mulher que se fosse para trabalhar, trabalhava com esmero. Se fosse para cantar, cantava como uma verdadeira artista. Se fosse para ser mãe, era mãe no sentido mais amplo da palavra. Se fosse para ser esposa, era esposa em tempo integral, se fosse para ser irmã, filha, madrinha, tia era com muita dedicação. Enfim, se fosse para ser mulher, era ela mulher de verdade.
Alegre e sorridente, Lorinha continuou escrevendo sua história, quando, no ano de 2003, surpreendida, mais uma vez, por uma pesarosa notícia, iniciou outra batalha que mudaria para sempre sua forma de pensar. Após descobrir que estava com câncer de mama, ela recomeçou uma grande luta, desta vez, pela sua própria vida. Idas e vindas incontáveis do Hospital São Marcos em Teresina-PI, tinha como único objetivo sua cura e presenciar o crescimento dos seus outros dois filhos, ainda muito jovens.
Com a força de Deus e as orações de seus amigos, Lorinha enfrentou, lutou e venceu essa batalha, vivendo, a partir de então, de maneira mais intensa cada dia que Deus lhe concedia. Por ser conhecedora do sofrimento de quem passava por esse problema de saúde, iniciou um trabalho para ajudar os portadores de câncer de nossa região.
Com o objetivo de fortalecer o seu projeto criou, em 2005, a Associação Renascer – Amigos da Vida e, realizou, pessoalmente, por quase 10 anos, esse trabalho, que sem dúvida nenhuma lhe era muito prazeroso enquanto cristã e cidadã de um povo tão sofrido como o da região do Médio Mearim. Ajudar o próximo, independente da religião, classe social e cor era algo que lhe fortalecia como pessoa e lhe mostrava que as vezes uma simples palavra poderia tornar o dia de alguém muito mais feliz.
O projeto do Grupo Renascer, fundado por Lorinha, contava com a ajuda de pessoas, padrinhos e madrinhas, que apoiavam essa causa e a ajudavam a ajudar. Trabalhando incansavelmente em benefício dos seus pares, essa valorosa mulher fez isso até os últimos dias de sua vida.
No entanto, no ano de 2013, outro teste lhe foi imposto e Lorinha iniciou uma nova batalha contra o câncer, foram nove meses de ida incontáveis àquele Hospital que lembranças negativas lhe trazia, mas que a princípio era a única forma encontrada para permanecer viva.
Lorinha lutou bravamente contra essa doença que insistia em lhe tirar as forças e as cores da vida e após internações s e complicações no seu quadro de saúde, aos 20 dias do mês de outubro de 2013, se libertou das amarras da carne e voou o mais alto que pôde, subindo à alturas estratosféricas e chegando a pontos que os nossos olhos não conseguiriam mais vê-la. Ela se foi, mas deixou, além de uma linda história de lutas e conquistas para todos àqueles que a conheciam, uma sementinha do bem plantada no coração de muita gente.
Com a partida, no ano de 2013, dessa grandiosa mulher que revolucionou a assistência aos portadores de câncer da cidade de Pedreiras e região, a sua família continuou com o seu projeto que até hoje ajuda diversas famílias carentes, pois como dizia Chico Xavier, “Deus reconheceu na caridade o mais importante processo de orientação e sublimação que está a benefício dos que usufruem da escola da Terra”.



Marcus Alexandre Marinho Assaiante
Presidente da ARAV (Associação Renascer Amigos da Vida)


Nenhum comentário:

Postar um comentário