segunda-feira, 20 de novembro de 2017

PREFEITO E SECRETÁRIOS PARTICIPAM DA CAMINHADA DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Pedreiras celebrou o Dia Nacional da Consciência Negra com caminhada de sensibilização da luta pela igualdade racial. Na manhã desta segunda-feira, o prefeito Antônio França, secretários e assessores participaram da caminhada, juntamente com o Centro de Consciência Negra de Pedreiras e Região do Médio Mearim, num percurso da Praça do Cinquentenário (SUCAM) passando pela Avenida Rio Branco e com encerramento na Praça Corrêa de Araújo.

Isael Sousa, coordenador do Centro de Consciência Negra discorreu sobre a manifestação. "Neste ano, na caminhada contamos com o total apoio da FUP e demais secretarias municipais, além do prefeito, a quem eu agradeço pelo empenho e interesse pela política de igualdade racial e é disso que o movimento precisa de gestores que apoiem. Agora o movimento negro tem só a crescer, pois temos aí um prefeito interessado pela causa. Desde o dia 15 estivemos realizando ações, palestras nas escolas, visita nas comunidades quilombolas e hoje a caminhada, nessa data que nos faz refletir sobre a inserção do negro na sociedade"

Uma das líderes do movimento negro em Pedreiras é a atual presidente da FUP, Francinete Braga. "Hoje não é um dia de comemoração, mas uma data para refletirmos sobre o papel e a importância do negro na sociedade, quero reforçar aqui que estou gestora, mas sempre com o olhar de movimento e quero agradecer o apoio total do prefeito Antônio França", disse.

"Sabendo que é muito importante, como gestor, estar acompanhando, não pela questão da cor, mas pela questão humana, pela luta da igualdade racial. Nós temos um projeto para 2018, em que queremos implantar na Lei Municipal de Cultura, com a criação de um departamento da Consciência Negra, igualdade para todos, com o objetivo de trazer esse movimento para dentro da nossa gestão, pois a nossa administração é voltada para as questões sociais", afirmou o prefeito Antônio França.

De acordo com os membros do Centro de Consciência Negra de Pedreiras, o prefeito Antônio França foi o primeiro gestor a fazer parte, dando apoio e participando das ações do movimento negro pedreirense.

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.

O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.

A sociologia, a política, a religião e a gastronomia entre várias outras áreas foram  profundamente

influenciadas pela cultura negra. Este é um dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira. 

AÇÕES DE SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde realizou ações e o prefeito Antônio França aproveitou a oportunidade para fazer testes de HIV e outras DST’s, verificação de Pressão Arterial, com os profissionais da saúde do município que deram suporte à caminhada. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário