terça-feira, 21 de novembro de 2017

SECRETARIA DE AGRICULTURA ESTÁ FAZENDO ARAGEM NAS PEQUENAS PROPRIEDADES


A salvação da lavoura! Considerando que a terra arada diminui as queimadas em 60% e aumenta em 40% a produtividade, a Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAP), iniciou os trabalhos de aragem de terras na zona rural do município. Os trabalhos iniciaram no dia 06 de novembro, no Povoado Marianópolis e seguirão nas comunidades de Pacas, Alto de Areia e Maribondo, nesta etapa.

Os serviços continuarão, inclusive, com o outro trator e será dada a sequência aos povoados nas adjacências até chegar aos solos produtivos da zona urbana. Em seguida, dando continuidade para demais povoados. “Os nossos produtores estão muito felizes, e até dezembro iremos fazer muito. Queremos agradecer ao prefeito Antônio França e a todos os nossos colaboradores, pois é uma ação que beneficia muita gente e melhora significativamente a qualidade da nossa produção no município”, afirmou o secretário de Agricultura, José Wilson (Fifa).

 "O processo de aragem de terra é de suma importância para a produção e para o meio ambiente, pois este trabalho incrementa a produção e a produtividade por área, além de reduzir as queimadas que são um grande problema na nossa região, pois estas diminuem a qualidade do solo, agridem o meio ambiente e podem causar acidentes. Revolver a terra, além de arejar, facilita a permeabilidade do solo, permitindo que as raízes das plantas penetrem, no solo, além de levar para a superfície o húmus existentes", esclarece p engenheiro Agrônomo da SEMAP, Luis Rodrigo Coutinho.

Humus é a matéria orgânica depositada no solo, resultante da decomposição de animais e plantas mortas, e de seus subprodutos ou produzida por minhocas.


O agricultor Flávio Roberto Miranda de Araújo considera o trabalho perfeito. “Aqui nesta nossa pequena propriedade, em que trabalho com um grupo de nove pessoas, cada um cuida de seu pedacinho, e estamos sendo bem atendidos. O pessoal que trabalha com a aragem entende nossas necessidades e corresponde. Parabenizamos a todos da secretaria pelo belo trabalho”, disse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário