quinta-feira, 8 de março de 2018

PEDREIRAS SEDIA CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO



Pedreiras sediou a Conferência Intermunicipal de Educação no Médio Mearim, nos dias 06 e 07/03. O prefeito Antônio França, acompanhado da secretária Municipal de Educação, Glória Martins e do assessor de Assuntos Estratégicos, Ernesto Basílio, participou das discussões, abordando oitos eixos sobre o Plano Nacional e Sistema de Educação.


Discutir e avaliar o Plano Estadual de Educação, tendo como elemento norteador das discussões o Documento-Referência da Conferência Nacional de Educação – CONAE e CONAPE 2018. Com esta finalidade foi realizada a Conferência Intermunicipal de Educação da Unidade Regional de Pedreiras (URE), com a participação de autoridades de vários municípios e de representantes da Secretaria de Estado da Educação.

As Conferências de Educação são instrumentos democráticos que contam com a participação popular na definição da política educacional do país. Possuem um caráter mobilizador que articulam as expectativas da população em relação ao direito à educação, definindo a implementação de políticas públicas por meio da interação democrática entre a sociedade civil e o governo.
COMAE 2018
Tema: “A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.
As conferências são realizadas pelo Fórum Estadual de Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e as prefeituras, instituições públicas e sociais. O fórum terá como foco a avaliação dos Planos de Educação (Nacional, Estadual e Municipais) e proposição de políticas educacionais para efetivação de suas metas e estratégias, e tem por finalidade cumprir as etapas preparatórias da 1ª Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) e da 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae), coordenadas respectivamente pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e pelo Fórum Nacional de Educação (FNE).









Nenhum comentário:

Postar um comentário