terça-feira, 29 de maio de 2018

PEDREIRAS APRESENTA AÇÕES DE SEGURANÇA ALIMENTAR A MAIS DE 20 MUNICÍPIOS DO MARANHÃO




As ações exitosas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) do município de Pedreiras foram apresentadas no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-MA), em evento realizado nos dias 23 e 24 de maio, no auditório do Praia Mar Hotel em São Luís (MA).

A Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAP),  representada pela agente administrativo da pasta e conselheira municipal de SAN, Jackeline Carneiro de Araújo, participou ainda da Oficina Técnica de Operacionalização do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), que visa a capacitação para adesão ao processo.

Foram apresentadas as execuções das Feiras da Agricultura Familiar, do I Festival da Banana e do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE em Pedreiras, demonstrando os trabalhos e fazendo uma troca de experiência com aproximadamente 20 municípios. Na oportunidade foram realizados ainda painéis informativos, debates, trabalhos em grupos, oficina de regularização de documentos dos municípios que estão aderindo ao SISAN, assim como esclarecimentos e dúvidas sobre o sistema.

O SISAN reúne diversos setores do governo e da sociedade civil, com o propósito de promover, em todo território nacional, o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Os órgãos governamentais das três esferas de governo (federal, estadual e municipal) e as organizações da sociedade civil devem atuar conjuntamente na formulação e implementação de programas e ações que constituem a política nacional de SAN. 

Atualmente, o município de Pedreiras possui a Lei 1.200/2006 que criou o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com caráter consultivo, constituindo-se em espaço de articulação entre o governo municipal e a sociedade civil para formulação de diretrizes para políticas e ações de SAN.

*com a colaboração de Jadiel Queiroz, da SEMAP





Nenhum comentário:

Postar um comentário