sexta-feira, 25 de maio de 2018

PROJETO "CIDADÃO MIRIM" LEVA EMISSÃO DE DOCUMENTOS AOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS



Os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino estão tendo acesso à emissão gratuita de documentos de RG e CPF na própria escola. A iniciativa se deu através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e PROCON/Viva Cidadão de Pedreiras, através do projeto “Cidadão Mirim”, que beneficiará todos os alunos de até 12 anos de idade das escolas públicas municipais, visando garantir e oferecer às crianças o direito de cidadania.

O Projeto “Cidadão Mirim” foi realizado inicialmente, na Escola Janoca Maciel no Bairro Seringal, na manhã desta quinta- feira (24/05). Na oportunidade foi realizada uma reunião com pais dos alunos, orientando-os sobre como funciona o projeto e as formas de participar.

O encontro contou com a presença dos pais dos alunos, da direção da escola, da secretária Municipal de Educação, Glória Martins, do coordenador do PROCON, André Vinicius, da coordenadora do Viva Cidadão, Laís Martins, além da recepcionista do PROCON e Viva Cidadão e Juliana Micaele.
Após a reunião, a equipe fez uma triagem com os pais, através da documentação de seus filhos, para dar início aos atendimentos e emissão dos documentos dos alunos. A dona-de-casa Helena da Silva, que acompanhou a ação disse que se trata de uma ótima iniciativa. É de extrema importância para nossos filhos. É um grande projeto, e nós só temos a agradecer esta parceria”, afirma.

O coordenador do PROCON, André Vinicius, explica como é feito o processo de emissão dos documentos dos alunos e as restrições. “Pretendemos desenvolver esse projeto nas escolas do município durantes as quintas e sextas-feiras, iremos montar e seguir uma programação, então não há, inicialmente, a necessidade dos pais ou responsáveis nos procurar, porque nós iremos em todas as escolas, oferecer um atendimento prioritário a cada uma. A emissão da primeira via desses documentos não terá nenhum custo, mas pedimos aos pais que quando nós estivermos na escola de seu filho, que alguém compareça com a certidão de nascimento da criança, porém se a certidão tiver algum tipo de rasura, terá que ser feita outra, para que possamos dar continuidade a emissão do documento.  Outra questão, apenas os pais ou os avós (maternos ou paternos), podem acompanhar essas crianças, além disso, para quando forem levar seus filhos, que compareçam com camisa de manga para tirar a foto. Então, vale ressaltar que esta parceria com a Secretaria Municipal de Educação é muito importante porque irá beneficiar várias crianças da rede pública municipal”, relatou.

“Preocupados com a falta de documentação pessoal dos nossos alunos, fizemos esta parceria com o Procon/Viva Cidadão neste projeto, e acertamos para que todos os alunos das escolas municipais de Pedreiras façam RG e CPF, para que nossas crianças tenham todos os documentos pessoais necessários”, afirmou a secretária Municipal de Educação, Glória Martins.








Nenhum comentário:

Postar um comentário