quinta-feira, 14 de junho de 2018

CONFERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE DEBATE RECURSOS HÍDRICOS E ELEGE ENTIDADES PARA O CONSELHO



Um debate aberto sobre o meio ambiente com foco especial nas riquezas hídricas pontuou a 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, nesta quarta-feira (13/06), na Câmara Municipal. O evento promovido pela Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Conselho Municipal do Meio Ambiente mobilizou várias instituições e ativistas da causa ambiental.

Na programação, o professor Hadryan Lima Rodrigues, Especialista em Educação Ambiental do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), discorreu sobre o uso da água e sua importância com a palestra “Água - Consumo Sustentável e usos múltiplos”; já Frederico Fiedler, engenheiro ambiental da empresa Eneva, que faz uso das águas do Rio Mearim em suas operações, explanou sobre as atividades da empresa e seu trabalho de preservação, através da palestra “Recursos Hídricos e Áreas Protegidas”, sendo bastante questionado pelo público presente, e aproveitou para esclarecer vários pontos sobre a atuação da empresa, e anunciou medidas como plantio de árvores nativas às margens do rio, na recuperação ciliar.

A rodada de discussão teve bastante participação, e para finalizar, foram eleitas as entidades com representação no Conselho Municipal de Meio Ambiente para o biênio 2018-2020. Ficando as vagas da sociedade civil com a representação de Centro de Consciência Negra de Pedreiras, Associação de Moradores do Bairro Goiabal, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pedreiras, Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais de Pedreiras (Sindsep), Colônia de Pescadores e União de Moradores Vila das Palmeiras.

O palestrante Frederico Fiedler falou sobre sua explanação. “Nosso tema é de grande importância e tem tudo a ver com o nosso mundo atual e com o que estamos vivenciando hoje em relação à água, que é um bem finito e fundamental para a nossa sobrevivência. A preservação, os cuidados com a água, os mananciais, rios e nascentes, e sua importância para toda a comunidade, seja para uso doméstico, industrial ou na agricultura familiar, todos dependemos da água”, esclareceu.

“Uma oportunidade ímpar que a sociedade tem de discutir e pleitear seus anseios em prol do Meio Ambiente. Hoje temos uma situação de degradações ambientais terríveis dentro do nosso município e a Secretaria de Meio Ambiente precisa trabalhar com a sociedade, pois ela é a integrante principal no tocante à preservação, e não podemos trabalhar sem a sua participação. Todas as entidades de Pedreiras foram convidadas, mas mesmo sem uma maciça participação, estamos cumprindo nosso papel de agente transformador em favor das causas ambientais”, disse Simão Reis, secretário Municipal de Meio Ambiente.

O prefeito Antônio França disse que o momento é de reflexão. “Estamos discutindo os impactos ambientais, o desenvolvimento e o empreendedorismo, que em alguns casos confrontam com as políticas de preservação ambiental. A instalação de empresas, de loteamentos e outros empreendimentos precisam cumprir as normas ambientais vigentes. A preocupação com o Rio Mearim é um grande exemplo destas questões, pois devemos estar crescendo e desenvolvendo o município com respeito à preservação do meio ambiente e ampla participação do poder público e da sociedade civil”, afirmou o gestor municipal.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário