segunda-feira, 4 de junho de 2018

DOCUMENTÁRIO SOBRE JOÃO DO VALE MARCA ENCERRAMENTO DE EXPOSIÇÃO "130 ANOS DE UMA FALSA ABOLIÇÃO"



A apresentação do documentário “João do Vale: muita gente desconhece", na última quarta-feira (30/05), na Biblioteca Pública Antenor Amaral, marcou o encerramento da exposição “130 Anos de Uma Falsa Abolição”, promovida pela Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo (FUP), Conecta Biblioteca e Centro de Consciência Negra do Médio Mearim (CCNP).

A presidente da FUP, Francinete Braga, fez a abertura falando sobre a importância da exposição e também sobre a vida luta de João do Vale. A sessão para a exibição do documentário contou com a participação de alunos da escola Zeca Branco, do representante do CCNP; das secretarias municipais de Educação, de Políticas Públicas para as Mulheres, de Assistência Social; jovens da Associação do Bairro do Diogo, dentre outros.

Ao final da exibição, os alunos interagiram sobre a importância do documentário, afirmando que já tinham informações sobre o artista pedreirense, mas não conheciam profundamente a sua história, ou tinham conhecimento de quem realmente era João do Vale. Eles ainda externaram a vontade de que essa história seja trabalhada nas escolas, incluindo a importância do trabalho de resgate do teatro e do museu histórico do poeta.

No encerramento da exposição ainda aconteceram apresentações culturais com os cantores Josivan Pereira, Plebeu Rap e Cosme Show, finalizando um mês de exposição “130 anos de uma Falsa Abolição”.

*com a colaboração de Lua Castro, da FUP



Nenhum comentário:

Postar um comentário