quarta-feira, 20 de junho de 2018

PEDREIRAS REALIZA I FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF PELOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE



Buscando promover os direitos e o bem-estar de crianças, adolescentes e jovens, no sentido de transformar esse compromisso em ações concretas que os beneficiem concentrando especialmente seus esforços para chegar às aos mais vulneráveis e excluídos, a Prefeitura de Pedreiras realizou nesta terça-feira, (19/06) o I Fórum Comunitário do Selo Unicef (2017 -2020) com o tema: "Juntos pela garantia dos direitos da criança e do adolescente".

Na oportunidade aconteceram discussões, explanação da metodologia do selo e apresentação do diagnóstico, com formação de grupos de trabalhos, debates e apresentação de propostas.

O fórum contou com a participação do prefeito Antônio França, das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Juventude, Administração, Agricultura e representantes das demais secretarias; estudantes das escolas públicas municipais e sociedade civil.

Também foram parceiros da realização, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar.

“O selo é como uma chave de ouro para abrir as portas para os projetos do nosso Município. Estamos lutando para a conquista deste selo. Neste primeiro fórum vamos mostrar como é a realidade do município em relação à criança e ao adolescente, levantar propostas através dos grupos de trabalho e fazer os devidos encaminhamentos”, explicou a articuladora do Selo Unicef, Rayane de Lima.

A estudante Bianca Augusta ressalta a importância do evento e do selo para os jovens. “Vai trazer benefícios para as crianças e adolescentes, pois vivemos numa situação de vulnerabilidade, dentre as quais a gravidez na adolescência e outras, então precisamos soltar a nossa voz e falar dos nossos problemas, e o Selo Unicef dá essa garantia de conquista dos nossos direitos”, disse.

O Selo UNICEF é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

“Estamos muito felizes, principalmente pela quantidade de pessoas que vieram participar das discussões e contribuir para trabalharmos em prol dessas crianças e adolescentes. Sairemos deste com uma grande estrutura montada e trabalharmos no sentido de proporcionar um futuro melhor, com os cuidados necessários, buscando a cada dia fortalecer esse trabalho e focar nesse objetivo em nossa gestão”, disse o prefeito Antônio França.

A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

No Brasil, o UNICEF está presente desde 1950. Em parceria com governos, setor privado e sociedade civil articula, promove e assegura que os direitos de crianças e adolescentes sejam prioridade. E o Fórum do Selo UNICEF é o momento de discussão e elaboração de propostas e projetos voltados para as crianças e adolescentes.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário