terça-feira, 25 de setembro de 2018

CAMINHADA DE ENCERRAMENTO DA SEMANA DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA MOVIMENTA PEDREIRAS



“Esse é um dos dias muito importantes para mim, como pessoa com deficiência, tive paralisia infantil e desde então uso cadeira de rodas para me locomover, portanto faço parte desse movimento que visa conscientizar e chamar a atenção da população sobre os nossos direitos. Ultimamente temos recebido o apoio total da Prefeitura de Pedreiras, através das Secretarias do município, que foi nossa grande parceira neste evento”, disse emocionada Simone de Castro, de 38 anos, faz parte da Associação Pestalozzi há 10 anos.

Encerrando a Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência em Pedreiras, foi realizada uma caminhada, na última sexta-feira (21/09), realizada pela Associação Pestalozzi, mantenedora da “Escola Especializada Mayrla de Jesus”, que tem como foco a inclusão social, baseando-se nas diretrizes educacionais, que asseguram os direitos das pessoas com deficiência, em parceria com a Prefeitura de Pedreiras.

Após palestras, seminários, rodas de conversas e várias outras atividades realizadas com os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, a caminhada de encerramento das Semana de Luta da Pessoa com Deficiência se constituiu um momento para reflexão e busca de novos caminhos para combater qualquer forma de violação dos direitos da pessoa com deficiência.

O Dia 21 de setembro foi instituído o Dia Nacional de Luta das Pessoa com Deficiência. A data foi oficializada através da Lei Federal n° 11.133, de 14 de julho de 2005. Desde então e é lembrada todos os anos como forma de divulgar as lutas por inclusão social.

O movimento teve início na Praça do Jardim, finalizando na Praça Corrêa de Araújo, onde houve um encontro com a caminhada de Trizidela do Vala, e contou com a participação de um grande público, formado pelas escolas municipais, privadas e estaduais, além de instituições voltadas para os cuidados da pessoa com deficiência (Associação de Mães Especiais (AME) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) tendo o apoio do Tiro de Guerra e Polícia Militar.

A coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Katyara Leite, falou sobre as atividades desenvolvidas durante a semana. "Estou muito emocionada e agradecida a todos os apoios que eu tive. Foi uma semana intensa e produtiva em que fizemos palestra, rodas de conversa e confecção de cartazes, e hoje estamos encerrando com esta caminhada, que já acontece há 13 anos, sob a organização da Associação Pestalozzi, e este ano com o total apoio da Prefeitura de Pedreiras", relatou.

Para a presidente da AME, Taynan Pacheco, a caminhada foi um momento de mostrar a força das instituições. “É importante essa união de todas as entidades em prol dos direitos da pessoa com deficiência”, ressaltou.

“Significa que estamos mostrando a realidade e hoje é o dia de chamarmos a população e dizer que estamos presentes, que existimos de verdade”, disse Francilene da Silva, mãe de aluno da APAE.
A presidente da Associação Pestalozzi, Célia de Sousa, falou que este trabalho é feito desde 2003, e que agora tem mais apoio. “É um grande prazer para nós pestalozzianos, pois a cada dia conseguimos mais apoio, temos agora o total apoio da Prefeitura de Pedreiras, e assim, tivemos uma semana intensa de atividades para as pessoas com deficiência, o que amplia os horizontes do nosso movimento”, relatou.  































Nenhum comentário:

Postar um comentário