quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

PEDREIRAS RECEBE MEDALHA DICA FERREIRA PELO TRABALHO DA SECRETARIA DE JUVENTUDE



Mais um prêmio para a gestão Honra e Trabalho. Nesta terça-feira (11/12), o secretário Municipal de Juventude, Phelipe Figueiredo, foi homenageado pelo Governo do Maranhão com a medalha de honra ao mérito Dica Ferreira, em reconhecimento aos trabalhos da Prefeitura de Pedreiras com programas e projetos voltados para os jovens. O prefeito Antônio França prestigiou as homenagens.

O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), homenageou pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento das políticas públicas de juventude durante a gestão 2015-2018. Os homenageados receberam o Certificado de Parceiro da Juventude e a medalha de honra ao mérito Dica Ferreira.

Programas e projetos como Qualifica Jovem, Juventude no Campo, Cine Jovem, Juventide pela Sobriedade e outros, sustentaram os pilares de destaque do trabalho da Secretaria Municipal de Juventude, fazendo com que chegasse a esse reconhecimento.

“Essa conquista é da juventude pedreirense, dos quase onze mil jovens que acreditam no nosso trabalho. Tenho que agradecer aos muitos parceiros que estão irmanados nesta luta de promoção da cidadania, como o prefeito Antônio França, que é um guerreiro nessa luta pela emancipação dos nossos jovens; a toda a equipe da SEJUV; ao Conselho Municipal de Juventude; aos professores dos programas; aos inúmeros voluntários que acreditam na boa causa. Essa medalha é de cada jovem pedreirense que acredita na revolução”, disse emocionado o secretário Phelipe Figiueiredo, ao receber o prêmio.

A secretária de estado da Juventude, Tatiana Pereira, disse que essa agenda é muito importante por conta do compromisso do Governo do Estado, das prefeituras e dos movimentos sociais em executar ações para a juventude. “Por meio das parcerias executadas percebemos o quanto se tem avançado no Maranhão de 2015 até hoje, então esse reconhecimento é importante, inclusive no sentido de incentivar para que se consiga cada vez mais colocar a juventude como agenda prioritária”, disse.
“É importante também reconhecer o trabalho que a Prefeitura de Pedreiras tem realizado para a juventude, tendo sido um dos municípios em destaque pelas suas ações, através de programas como o Qualifica Jovem e outros, que tem possibilitado que os jovens de Pedreiras consigam garantir seus direitos”, complementou a secretária Tatiane Pereira.

O prefeito Antônio França prestigiou a solenidade e agradeceu ao empenho da equipe da Secretaria Municipal de Juventude. “Agradecemos primeiramente a Deus, ao nosso secretário Phelipe (Figueiredo), que se empenhou em fazer esse trabalho que hoje está colocando Pedreiras em destaque, o que demonstra o quanto nós acreditamos e cuidamos dos nossos jovens, qualificando-os de forma a se desenvolverem e conquistarem seus espaços na sociedade, e assim, dando a eles a esperança de dias melhores. Nossa gestão tem se empenhado em investir na nossa juventude porque acreditamos no seu potencial”

Programa Juventude no Campo - Atende a 30 jovens com o Curso de Extensão em Agroecologia, objetivando dar oportunidade de conhecimentos, de forma a mantê-los no campo, produzindo e se profissionalizando, o Programa Juventude no Campo é genuinamente pedreirense instituído pela Lei 1.435, de 05 de junho de 2017, gerido pela Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Juventude, com a parceria do Núcleo de Extensão Rural do Centro de Ciências Agrárias da UEMA e com apoio da AGERP/Pedreiras.


Programa Qualifica Jovem - Busca qualificar os jovens pedreirenses para o mercado de trabalho cada vez mais exigente, a Prefeitura de Pedreiras criou o Qualifica Jovem, mais um programa genuinamente Pedreirense instituído pela Lei 1.434 de 05 de junho de 2017, gerido pela Secretaria Municipal de Juventude.

Cursos ofertados: Auxiliar Administrativo, Educação Financeira, Empreendedorismo, Atendente de Farmácia, Inglês Básico, Comunicação e Oratória, em oito edições, atendendo jovens da cidade e da Zona Rural do município. Tendo beneficiado 821 jovens, que recebem ainda livros, apostilas e canetas entregues gratuitamente aos usuários do programa, com certificação aos alunos. No Estágio Vivência já foram selecionados 70 jovens, destes 25 foram diretamente inseridos no mercado de trabalho através do programa, ou seja, foram contratados pelas empresas onde estagiaram.





Medalha Dica Ferreira
A medalha Dica Ferreira foi criada através da Portaria SEEJUV/GAB N.º 01, de 12 de dezembro de 2017, e é um reconhecimento aos parceiros, autoridades, servidores, profissionais, amigos e colaboradores pelos relevantes e excepcionais serviços prestados à juventude maranhense, e àqueles que, durante sua mobilização, distinguiram-se no exercício de suas atividades, bem como tenham se destacado por suas atitudes, dedicação e capacidade profissional.

Além disso, a comenda também homenageia a militante social Raimunda Ferreira – conhecida como Dica Ferreira. Mulher, mãe, liderança comunitária e de movimentos sociais, Raimunda Pereira é o exemplo de mulher que nunca fugiu da luta diária pelo bem comum de todos. Dica morou e militou por muitos anos junto às comunidades do Polo Coroadinho, procurando sempre promover a luta coletiva em busca de melhorias para a população das comunidades da região. Mas a luta dessa grande maranhense foi além. Dica se envolveu na causa das mulheres e da juventude, que buscavam seu espaço na sociedade, participando de vários movimentos sociais, como a Rede de Educadores Populares do Nordeste e a Rádio Comunitária Conquista FM.











Nenhum comentário:

Postar um comentário