quinta-feira, 10 de outubro de 2019

6º FÓRUM MUNICIPAL DE CULTURA ELEGE PROPOSTAS, DELEGADOS E NOVO CONSELHO



Após as escutas culturais na comunidade de Alto de Areia e nos bairros Diogo, Parque das Palmeiras e Matadouro, foi realizado o 6º Fórum Municipal de Cultura, nesta quarta-feira (09/10), na Câmara Municipal de Pedreiras, com a participação de diversos segmentos culturais.

“Pela primeira vez na história da cultura de Pedreiras foram realizados as escutas nos bairros e comunidade rurais, com o objetivo de ouvir as sugestões e críticas acerca da cultura local, para que possamos melhorar o fazer cultural de Pedreiras, até porque no ano que vem estaremos fazendo a grande festa dos 100 anos do nosso município e queremos todos os segmentos envolvidos na grande festa que iremos realizar”, ressalta Francinete Braga, presidente da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo (FUP).

A palestra sobre direitos autorais, ministrada por Juninho da Ilha, explanou sobre a lei, como registar e recolher direitos sobre obras culturais, já o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Samuel Barreto, conduziu a leitura e aprovação do Regimento Interno e discorreu sobre o tema central “Cultura como exercício da democracia: solução para a crise cultural”.

A apresentação das crianças da Escola Municipal de Música João Gomes de Menezes chamou a atenção dos presentes, com um repertório de João do Vale.

Após as discussões sobre as propostas a serem levadas para a Conferência Estadual de Cultura, que será realizada em Açailândia, no próximo dia 31, na oportunidade também foram eleitos os delegados que representarão Pedreiras, bem como o novo Conselho Municipal de Cultura para o biênio 2020/2021.

“O conselho foi eleito e nesse processo resolvi não me candidatar porque considero necessário que surjam novos nomes, novos atores, mas ressalto que o debate foi salutar, então Pedreiras tem um conselho renovado”, afirma Samuel Barreto, presidente do atual Conselho Municipal de Cultura.

A presidente da FUP considerou muito positivo o fórum. “Alguns fazedores de cultura compareceram e elegemos as propostas, os delegados à Conferência Estadual e o novo Conselho Municipal de Cultura. Acredito que cultura se faz desta forma, com debate, e foi isso que aconteceu aqui”, finalizou Francinete Braga.

Eleitos para compor o Conselho Municipal de Políticas Culturais:
1- Musica:
Titular - Manuel Santana de Oliveira Neto
Suplente - Nailton Silva Lima

2- Artesanato:
Titular - Margareth Vieira de Sousa
Suplente - Ucledna Silva Sousa

3- LGBTI+
Titular - Eliseu Raimundo Silva
Suplente - Kleudson Carlos Maciel Sousa

4- Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca
Titular - Agenor Silva Oliveira Junior
Suplente - Vera Lucia Nascimento Oliveira Viana

5- Artes Cênicas
Titular - Wendel Carlos Brito da Silva
Suplente - Maria Lucilene da Cruz Alencar

6- Artes Visuais
Titular - Mauricio Monteiro Bezerra
Suplente - Halefy Santos da Silva

7- Cultura Popular
Titular - Itamar Alves Borges Junior
Suplente - Aruik Ruan Leal dos Santos

8- Cultura Afro
Titular - Maria Hélida Alves de Lima
Suplente - Daniel Lisboa da Silva

9- Audiovisual
Titular - Francisco Pereira de Lucena Neto
Suplente - Alessandro Leal de Carvalho

Eleitos Delegados para o Fórum em Açailandia (31/10)
1- Itamar Lima
2- Manuel Santana de Oliveira Neto
3- Manuel Rodrigues da Silva
4- Mauricio Monteiro Bezerra
5- Conceição de Maria Feitosa Oliveira (Vereadora Ceiça).















ESCUTAS CULTURAIS
Alto de Areia





Matadouro



Diogo





Parque das Palmeiras





Nenhum comentário:

Postar um comentário