quarta-feira, 2 de agosto de 2017

PARCERIA ENTRE FEMAF E ESCOLA CARLOS MARTINS LEVA AÇÕES DE MOTIVAÇÃO AOS ALUNOS DA EJA


Evasão escolar é um dos grandes entraves da educação, e quando se trata da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é preocupante para todos os gestores educacionais, pois os índices de alunos que abandonam as salas de aula ao longo do curso são considerados muito altos. Uma das causas apontadas pelos educadores é a falta de motivação.

Com o objetivo de melhorar este aspecto, na aula inaugural da EJA na Escola Carlos Martins, no Bairro Mutirão, foi realizado o projeto “Construindo Sonhos”, dos acadêmicos do 3º Período do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco – FEMAF, com apresentação de vídeos motivacionais e teatro, tratando da realização de sonhos através da educação, evidenciando os esforços que cada um cidadão tem que fazer para vencer na vida, onde não desistir é o caminho para o sucesso.

A professora Wellida Cristina, que organizou o trabalho a partir de sua disciplina, disse que a ideia é fortalecer o planejamento de ações e os objetivos onde cada um traçam em suas vidas, e ressaltou a aplicação dos acadêmicos. “Eles abriram mão de suas férias de julho para se dedicarem a este projeto”, afirmou.

“O maior problema da EJA é a evasão, e vimos aqui o esforço destes acadêmicos em demonstrar o quanto é importante não desistirmos dos nossos sonhos. Esse é o principal recado nesta parceria entra a nossa escola e a FEMAF”, disse a coordenadora da EJA, Fátima Barbosa.

O poeta, professor e blogueiro Joaquim Filho fez uma palestra falando de sua experiência de ter estudado, viajado e morado fora e depois retornar às salas de aula 20 anos depois, formando-se em Letras, deixando aos alunos seu recado de força e coragem para que continuem sua caminhada, salientando que nunca é tarde para começar ou recomeçar.

A secretária Municipal de Educação, professora Conceição Cunha também relatou sua história de criança humilde, que com muito esforço conseguiu se formar em Pedagogia, ressaltando que os tempos eram diferentes, e muito difíceis de se cursar o ensino superior. E aproveitou para falar dos seus sonhos de hoje. “Meu sonho é ter educação de qualidade aqui em Pedreiras, base de toda a minha formação escolar e profissional, onde estou como gestora educacional e faço esforços diariamente, juntamente com o prefeito Antônio França. E estamos trabalhando para ver nossa educação em patamares até superiores ao que estávamos antigamente, quando éramos referência de ensino no Maranhão, com professores destacados em várias áreas do conhecimento”, afirmou.


A professora elogiou a iniciativa dos alunos e disse que quer trabalhar com todas as instituições de ensino superior em caráter de extensão, buscando parcerias para o desenvolvimento da educação de Pedreiras.







Nenhum comentário:

Postar um comentário