sexta-feira, 24 de março de 2017

CAPS AD: UM TRABALHO SILENCIOSO SALVANDO VIDAS


Um trabalho silencioso que salva vidas. O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD de Pedreiras vem cumprindo sua missão de trabalhar a recuperação do indivíduo e prestar-lhe assistência necessária para sua recondução social.

Em meio a tudo isso, uma equipe multiprofissional, formada por psicólogo, psiquiatra, enfermeiro, terapeuta ocupacional, assistente social e pessoal de apoio, trabalham diariamente com cerca de 60 pacientes de Pedreiras e de municípios da região do Médio Mearim. A equipe está sempre pronta para enfrentar os problemas e buscar alternativas para os usuários de entorpecentes e de álcool, que muitas vezes a sociedade e a própria família insistem em desprezar.

Nesta semana, mais precisamente nesta quinta-feira (23/03) um desses casos foi notificado e acompanhado. Por volta das 11 horas da manhã a equipe do CAPS - AD fez abordagem a pedido da avó e da tia de um dependente químico (cujo nome será preservado no anonimato), ele estava na Rua Miguel Atta, e inclusive no momento da abordagem de contenção, portava duas armas brancas.  A avó do paciente diante de sua “impotência” de cuidar do caso, considerando as dificuldades de lidar com o neto, acionou o órgão e pediu apoio para o resgate desse cidadão. Ele sofre com a dependência de drogas e estava em situação de rua.

Relatos da abordagem de contenção e providências foram explicadas pela equipe do CAPS-AD. O diretor do órgão, Bruno Henrique esclarece:
"A família do paciente nos acionou para fazer essa internação, a avó deles nos procurou e disse que estava precisando da nossa ajuda. Nós entramos em contato com o Hospital Nina Rodrigues, de São Luís para a sua internação, onde foram feitos todos os procedimentos, a papelada de documentação, fizemos o acompanhamento com a família, orientamos a avó dele sobre os procedimentos que seriam feitos. Então fizemos a contenção desse paciente, o levamos para o CAPS, aplicamos a medicação, ele foi alimentado, higienizado e encaminhado para São Luís, onde está recebendo os cuidados necessários".
                       
A terapeuta ocupacional do CAPS - AD, Flávia Morgana foi quem acompanhou o caso desse paciente. "Fizemos as visitas domiciliares, ele foi encontrado em situação de rua, por duas vezes o abordamos nessa situação, tentamos fazer a quebra de resistência no município, mas uma vez que ele não aceita esse tratamento, causando riscos a si e a família, correndo risco de vida, pois estava na situação de moradia de rua. Então em primeiro momento foi feita essa quebra de resistência para ele fazer o tratamento no CAPS, mas não tivemos êxito, pois ele estava compulsivo, com o nível de consciência prejudicado, dessa forma o paciente não tem controle de si, mesmo tendo vontade de parar. Quando a equipe do CAPS AD fez a abordagem, o paciente estava portando duas facas, não houve a necessidade de acionar a política, pois nós conseguimos solucionar o problema, então ele foi encaminhado ao CAPS AD onde foram tomadas todas as medidas cabíveis, como ele estava compulsivo ele foi encaminhado para o Hospital Nina Rodrigues porque é o procedimento do Estado, onde ele passará 72 horas, em seguida ele será encaminhado para a Clínica La Ravardiere, onde será feito todo processo de desintoxicação, conscientização e quebra de resistência, ele será  incentivado a continuar o tratamento quando ele retornar a rede, na qual teremos a ajuda dos grupos de alta ajuda, as igrejas que são nossas parceiras para que possamos resgatá-lo".


O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas  é um serviço específico para o cuidado com as pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. O CAPS AD apoia usuários e famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento. Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, que possam garantir o sucesso de suas ações, preocupando-se com a pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário