sábado, 27 de maio de 2017

PROGRAMA QUALIFICA JOVEM ENTREGA CERTIFICADOS AOS ALUNOS DA COMUNIDADE PACAS E REGIÃO



A turma do curso de Auxiliar Administrativo do Programa Qualifica Jovem, da Secretaria Municipal da Juventude teve encerramento nesta sexta-feira (26/05), com a entrega de certificados aos alunos do povoado Pacas, que abrangeu ainda outras comunidades do entorno. O objetivo do programa é dar oportunidades e qualificação para os jovens pedreirenses e prepara-los para ingressar no mercado de trabalho.

De acordo com o secretário Municipal da Juventude, Phelipe Figueiredo, a turma teve 62 inscrições e 58 estudantes concluíram com sucesso. “Estamos priorizando a zona rural, esses jovens que estão mais distantes da cidade e na próxima semana iniciaremos a segunda turma do curso agente administrativo, de segunda a sexta-feira, com o turno vespertino, neste momento já temos 30 inscritos”, disse o secretário.

O prefeito Antônio França esteve presente no encerramento do curso e assinou os certificados para que em seguida fizesse a entrega, ao lado prefeito estavam o secretário Municipal de Juventude, Phelipe Figueiredo; o coordenador do programa Qualifica Jovem, Adrinaldo Silva; a professora voluntária, Nivea Patrice; o presidente do Conselho de Juventude, Wadson Sales e conselheiros; o secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, José Wilson (Fifa); a secretária Municipal de Política para Mulheres, Janne Glêb.

Em seu pronunciamento, o prefeito Antônio França, agradeceu os jovens por participar e se comprometeu a trazer mais cursos. “É uma pequena ação, porque uma prefeitura pode fazer muito mais, mas agradeço a vocês, por estarem aqui, por terem valorizado esse projeto, porque é um incentivo para nós trazermos cada vez mais melhorias para vocês. Quero passar essa missão ao secretário Phelipe, para que juntos possamos fazer parcerias e conseguir profissionais para ministrarem mais curso para que esses jovens possam a cada dia enriquecer seus currículos”, afirmou o gestor.

O secretário de Juventude em seu discurso, agradeceu o prefeito Antônio França e ressaltou a importância da aprovação dos projetos Qualifica Jovem e Juventude no Campo, na Câmara Municipal. “Não temos mais só dois projetos, mas programas, o Qualifica Jovem, que vocês acabam de participar e a mais nova criação do prefeito Antônio França, o Programa Juventude no Campo,  que tem parceria com a Secretaria de Agricultura,  e visa o empoderamento dos jovens da zona rural. Na primeira etapa do programa temos a visão de alcançar no mínimo dez jovens, onde daremos formação a esses jovens para que eles produzam. A Secretaria de Agricultura dará toda a assistência técnica, através de um agrônomo que irá acompanhar o processo produtivo com hortaliças e daremos todo o insumo para essa produção e também possibilidades de comercialização”, disse.

“Esse curso é nota dez, pela primeira vez estamos tendo na zona rural essa iniciativa de curso profissionalizante, é muito gratificante para todos nós, foi muito proveitoso e esperamos que essa ação seja estendida por todo o ano”, disse Francisca Vitória, moradora de Alto de Areia.  

Adrinaldo Silva, coordenador do Programa Qualifica Jovem falou da importância da participação dos jovens nesses cursos profissionalizantes feitos na zona rural. “As pessoas sempre acreditam que a zona rural é esquecida, o governo atual demonstra interesse pelas comunidades da zona rural, pela juventude.  A Secretaria de Juventude abraçou essa causa e trouxe o projeto para ser inaugurado numa comunidade rural, por isso é importante que esses jovens participem desses cursos”, afirmou.


Ainda sobre a realização das inscrições do curso, cada jovem deu um quilo de alimento, sendo arrecadados 142 quilos, doados para as instituições: Comunidade Terapêutica do Pastor Augusto e Centro de Atenção Solidária ao Idoso (CASI). Ao final do curso, os participantes responderam uma lista de questionamento, onde puderam avaliar o curso, em seguida a turma foi dividida em duas equipes, verde e amarela, participaram de uma dinâmica (Quiz Qualifica Jovem) e responderam perguntas relacionadas ao curso e a cidade de Pedreiras.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário