Com o tema “Gestão Inovadora e Participante
– uma estratégia de gestão democrática da Educação Municipal de Pedreiras”, foi
realizado nesta sexta-feira (09/06), no auditório da Faculdade de Educação São
Francisco (FAESF), o segundo Encontro de Gestores e Supervisores Escolares da Rede
Pública de Ensino Municipal de Pedreiras.
A Prefeitura de Pedreiras por
meio da Secretaria Municipal de Educação está discutindo a modernização, a
inovação e a gestão democrática nas escolas públicas pedreirenses. Gestores e
supervisores escolares da sede e da zona rural participaram durante todo o dia
de um trabalho dirigido com dinâmicas, estudos e discussões com o objetivo de
melhorar a qualidade de todo o processo educacional no Município.
A professora Joilza Leitão, da
Universidade Estadual do Piauí, mestra em Educação, e diretora da Datamérica
Consultoria, proferiu a palestra central “Gestão Escolar no contexto atual”.
"Uma proposta da secretária Municipal de Educação,
Maria da Conceição Cunha, e do prefeito Antônio França, que é dar continuidade
ao encontro com os gestores e supervisores escolares. A abordagem deste
encontro é sobre os gestores no contexto atual para focar a importância desses
profissionais dentro do processo de ensino-aprendizagem. É importante esse
encontro pois temos a oportunidade de nos atualizarmos, trocar ideias, discutir
assuntos visando a melhoria da educação municipal para que possamos cada vez
mais construir e oferecer um ensino de qualidade”, disse a palestrante.
A secretária Municipal de Educação, Maria da Conceição Cunha,
considera a capacitação uma ação fundamental para a melhoria do ensino. "Neste
momento estamos mais um encontro onde queremos estruturar a formação dos nossos
profissionais de educação dentro da gestão participativa e democrática, temos a
parceria da Consultoria Datamérica, com a qual estamos iniciando um trabalho de
reflexão sobre construção do papel do gestor. É de fundamental importância que
eles participem, pois, juntos, escolas, secretaria e comunidade podemos
construir essa nova história da educação", afirmou professora Conceição.
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