quinta-feira, 8 de junho de 2017

SECRETARIA DA MULHER PARTICIPA DA CONFERÊNCIA MACRORREGIONAL DE BACABAL


Com o objetivo de analisar e debater as prioridades do documento orientador e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações que podem compor a Política Estadual e Nacional de Atenção Integral da Saúde das Mulheres foi realizada na última terça-feira (06/06), a Conferência Macrorregional de Bacabal, com o tema central “Saúde da Mulher: desafio da integralidade com equidade”, no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).       
               
A secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Janne Glêb e equipe técnica da pasta, movimentos sociais e a gestora da Regional de Saúde de Pedreiras, Valdete Cruz, participaram com muito destaque das discussões, apresentando resultados das conferências livres realizadas pela Secretaria da Mulher, que aconteceram recentemente na sede e na zona rural de Pedreiras. Algumas propostas apresentadas foram votadas através das escutas das mulheres pedreirenses.  
                      
Na eleição dos dois delegados para a Conferência Estadual, em São Luís, foram escolhidos os nomes de Ruth de Sá Barreto, nutricionista da Secretaria da Mulher; e Pauline de Melo Silva, da entidade Amo Família.     
                  
O Maranhão se prepara para 2ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres. Até o final de junho serão realizadas todas as conferências macrorregionais, totalizando sete etapas regionais. Nas etapas das macrorregionais, o objetivo é analisar e debater as prioridades do documento orientador e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações que podem compor a Política Estadual e Nacional de Atenção Integral da Saúde das Mulheres. Para promover a melhoria das condições de vida e da saúde das mulheres, as macrorregionais estimulam a participação popular, e estão sendo realizadas em sete territórios, envolvendo as 19 Unidades Regionais de Saúde (URS

Conferência estadual
A 2ª Conferência Estadual de Saúde da Mulher (Cesmu) reunirá, nos dias 6 e 7 de julho, cerca de 400 mulheres, gestoras, de entidades de classe, movimentos sociais e instituições voltadas à saúde, que deliberarão sobre as diretrizes para políticas públicas e a composição da delegação maranhense à 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher, em Brasília.


A conferência estadual, convocada pelo governador Flávio Dino, sob a temática “Saúde da Mulher: desafios para integralidade com equidade”, formulará diretrizes para políticas públicas, efetivando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), como, por exemplo, a situação da saúde da mulher, do mesmo modo que as políticas públicas para as mulheres e a participação social. A conferência será realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher (SEMU).


Secretária da Mulher, Janne Glêb, com Valdete Cruz, gestora da Unidade Regional de Saúde de Pedreiras e a secretária Estadual da Mulher, Laurinda Pinto




Nenhum comentário:

Postar um comentário